O Museu Bi Moreira tem a missão de ampliar o acesso da sociedade ao patrimônio cultural, por meio da pesquisa de acervo, comunicação e história do município de Lavras-MG e da UFLA. Salvaguarda coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, de ciência e tecnologia com cerca de 5.000 artefatos. Esses testemunhos, vinculados à história do município de Lavras e da UFLA, são elos entre o presente e o passado. Ressalta-se que o prédio Álvaro Botelho, no qual o Museu está abrigado, é protegido pelo órgão do patrimônio cultural municipal e integra o Campus Histórico da UFLA, importante conjunto arquitetônico de valor patrimonial e cultural.

O Museu se originou pela iniciativa do jornalista Sílvio do Amaral Moreira (1912-1994), mais conhecido como Bi Moreira. Este, desde jovem começou a coletar peças, fotografias e documentos em diferentes suportes. Em 1980 esta coleção particular foi encampada pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), atual UFLA. O Museu Bi Moreira foi oficialmente inaugurado em 09 de setembro de 1983, durante as celebrações de 75º aniversário da ESAL.

Atualmente, a área de exposição permanente do Museu está passando por um processo de requalificação, visando o alargamento das suas funções de preservação, pesquisa e comunicação. A abertura do MBM para o público geral está ocorrendo pontualmente, por meio de uma programação especial (previamente divulgada) composta por exposições temporárias, visitas mediadas, ações educativas.

Segunda a sexta-feira: 9h às 12h e 14h às 17h30.

Visitas

A abertura do MBM para o público geral está ocorrendo pontualmente, por meio de uma programação especial, previamente divulgada.

Museu Bi Moreira

Responsável: Patrícia Muniz Mendes

Telefone: (35)3829-1205

Servidor: Renata Karina Soares

Projetos de Extensão e Pesquisa Exposições Eventos

Confira a reportagem especial feita pela TV Universitária sobre Bi Moreira!