O Museu de História Natural profa. Léa Rosa Mourgués Schurter (MHN/UFLA) foi criado em 1998 com a missão de realizar pesquisas científicas e principalmente divulgar conhecimentos das Ciências Naturais para a comunidade de Lavras (MG) e região. O espaço também privilegia a integração entre nossa universidade e escolas públicas dos ensinos infantil, fundamental e médio promovendo práticas de formação inicial e continuada de professores/as e práticas educativas nos âmbitos da Educação Científica e da Educação Ambiental popularizando conhecimentos sobre mundo, fenômenos naturais e  nossa história e contribuindo para a sensibilização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.

O MHN, que integra o conjunto arquitetônico Campus Histórico da UFLA, comunica um acervo de peças expositivas, painéis explicativos contando o passado da vida no planeta, animais taxidermizados, rochas e minerais e diversos itens de Paleontologia, Biologia, Entomologia, Mineralogia e diversos itens de Zoologia, Mineralogia e modelos em diferentes peças de arte.

Como espaço de educação não formal, o MHN desenvolve atividades de divulgação e ensino em Ciências, por meio de exposições e ações de democratização e popularização científica para o público de Lavras e região. Essas atividades abarcam diferentes campos do conhecimento, como Astronomia, Biologia, Física e Química e contribuem para fomentar as relações com as transformações tecnológicas, ambientais, culturais e sociais. Destacam-se as atividades: as Mostras de Filmes "Cinema Com Ciência " e "Cinema Com Vida", os projetos de Divulgação Científica "A Magia da Física e do Universo", "Ciência em Ação", "Tudo ao seu redor tem a ver com Química",as Oficinas de Astronomia e as Visitas Guiadas ao Acervo. Essas Ações são supervisionadas pela equipe técnica do museu e por professores/as dos Departamentos de Biologia, Educação, Física e Química de nossa instituição contando ainda com a participação de alunos/as bolsistas e estagiários dos cursos de licenciatura da UFLA.

Museu de Hitória Natural

Responsável: José Sebastião A. de Melo